• 1
  • 2
  • 3

A pequena e acolhedora cidade de Tabapuã, participa em 2013 da 11ª semana de Museus realizada pelo IBRAM ( Instituto Brasileiro de Museus), com seis museus a disposição da população para visitação. 

A Semana nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. Sua primeira edição foi realizada em 2003, idealizada pelo Departamento de Museus, quando contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos. Este ano, são mais de 1250 museus e organizações culturais que participam da 11ª Semana, promovendo mais de 3900 atividades. 

Em Tabapuã, as atividades que começam hoje e vão até o dia 18 vão desde a visitação em horário especial aos museus, como apresentações teatrais.

 

Na cidade, estão cadastrados seis museus, nas quais três são categorizados como rurais e um como itinerante, que pode ser montado em qualquer espaço.  Durante a semana, todos estarão atendendo em horário especial para visitação com guias que darão mais explicações sobre as peças e artefatos expostos. 

Essa é uma boa pedida pra quem gosta de voltar no tempo e relembrar coisas do passado, ou para aos mais novos aprenderem de como as coisas eram produzidas antigamente. No centro Cultural Flávio Rangel, é possível encontrar peças e obras raras do conhecido jornalista e diretor teatral. 

Por outro lado, o Museu do Café São Luiz, te leva de volta à época de ouro do café no Brasil e mostra como a bebida era produzida, com direito a café passado na hora.

 

Entre os demais museus, cada um com seu diferencial destaca-se também  o Museu Histórico Izabel Ortemblad que além da exposição das peças, trará no dia 17 uma apresentação de MPB e música instrumental com Dito Inácio, Moacir Rodrigues Jr e Cia, pratas da casa. 

Por fim, pelas ruas da cidade será possível encontrar as peças do Museu Itinerante de Caixotes com as mais variadas peças do passado da cidade e no dia 18, a associação Dellarte de Catanduva-SP apresentará  na Praça César de Carvalho a peça “ A pena e a lei” que mostra os costumes nordestinos em comemoração ao dia Internacional do Museu

Mais informações pelo telefone:
(17) 3562-7970