“Não é não! ” - Este é o tema da campanha de combate ao assédio contra mulheres no Carnaval de Tabapuã.

Durante este período, cenas de assédio e violência contra a mulher acontecem com maior frequência em todo o país, sob a justificativa de “vale tudo nessa época do ano”.

Com o objetivo de desmistificar algumas situações, a Assessoria de Imprensa através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Programa Flor de Lis lançou a campanha com publicações sobre o tema nas redes sociais. Um dos objetivos é alertar os homens sobre a importância do consentimento da mulher e sobre práticas machistas. Os casos de violência e assédio contra mulheres, durante o Carnaval, aumentam muito.

Precisamos falar sobre consentimento e isso significa que a decisão é da mulher.

A campanha tem como parceiros todas as diretorias, secretarias, o Ministério Público, a Comarca do Município, Policia Militar e GCM . Os órgãos alertam que qualquer mulher que se sentir assediada ou acuada deve procurar seguranças ou policiais de plantão todos os dias da folia.

Vale ressaltar que, desde setembro de 2018, a importunação sexual é considerada crime, conforme lei federal e prevê pena de 1 a 5 anos de prisão.

Paquera X Assédio, você sabe a diferença?

Para quem tem dúvida da diferença entre uma paquera e o assédio, é simples, paquera é quando duas pessoas estão de acordo. Qualquer coisa sem consentimento ou que venha depois do não, é assédio.