• Carnaval 2020
  • Biblioteca Municipal recebe o livro autobiográfico do Padre Osvaldo
  • Encerramento dos Projetos Culturais e Oficinas 2019

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Nome: Centro Cultural “Flavio Rangel”
Biblioteca Municipal Professor Manoel Pereira do Vale
Museu Histórico Municipal Izabel Margarida Lerro Ortenblad

Endereço: Rua Floriano Peixoto, nº 841
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 17h
Atividades: Espaço para atividades culturais, acesso à internet, cursos de música, teatro e artesanato.
Acessibilidade: há rampa na entrada do centro cultural, e há um banheiro adaptado.
ACESSO
Distância do centro: No centro da cidade.
Tipo de acesso: Terrestre. Modais: Carro, bicicleta, ônibus e a pé.
Tipo de via: Urbana. Condições da via: Pavimentada.
Pavimentação do acesso: Asfáltica. Sinalização: sim, em frente ao prédio.
CARACTERIZAÇÃO

Construído por Adib João Háuy, comerciante influente no cenário tabapuanense na primeira metade do século XX para servir de residência a sua família. Depois foi construído um prédio para sediar um comércio, que posteriormente foi vendido para o Banco do Vale do Paraíba S/A, servindo ao uso bancário por alguns anos. Dia 1º de julho de 1975 foi adaptado para Prefeitura Municipal de Tabapuã, na gestão do prefeito Faud Ghannage, após essa aquisição foi instalada a Câmara dos Vereadores.

Em 12 de julho de 1986 foi inaugurada a Casa da Cultura Flávio Rangel, onde juntamente instalou-se o Museu Histórico Municipal, a Biblioteca Municipal e a Brinquedoteca. Assim a Câmara ficou instalada no anexo do centro, e a Casa da Cultura no prédio construído para a residência.

O prédio foi preservado e a disposição interna original da residência, com poucas adaptações realizadas para a nova necessidade, em 27 de novembro de 1999 é inaugurada ali a Biblioteca Municipal Professor Manoel Pereira do Valle, complementando a biblioteca que já existia, e ocupando o anexo que antes fora câmara.

Hoje, o prédio continua a abrigar o setor de cultura de Tabapuã. E seu acervo histórico, artístico e didático, se tornou um ícone representativo das artes e cultura para toda a população.

INFRAESTRUTURA
  • Sala administrativa;
  • Sala do programa Acessa São Paulo;
  • Sala para educação ambiental;
  • Biblioteca Municipal Professor Manoel Pereira do Vale – 13 mil títulos catalogados, incluindo obras raras dos séculos XVII e XVIII;
  • Museu Histórico Municipal Izabel Margarida Lerro Ortenblad – Abriga fotografias, impressos e manuscritos, equipamentos e peças de vestuário entre outros itens históricos – (há três salas destinadas ao museu);
  • Sala Madalena Olivastro;
  • Área para aula de canto e sala de estudos;
  • Sala para aulas de teatro, violão e violino;
  • Banheiros: 1 adaptado na parte de cima do Centro e outros 2 (feminino e masculino) na parte de baixo onde está localizado o Museu.
  • São ofertados cursos de artesanato;
  • Grupos de leitura;
  • Contação de histórias;