O prefeito de Tabapuã e o secretário de Governo cumpriram agendas importantes em São Paulo no início desta semana. Durante a visita, reuniram-se com deputados e assessores para discutir como Tabapuã é percursora da ação em nossa região e o Programa Canephora, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada para o incentivo à produção de café canephora.
Na ocasião, os representantes tabapuanenses entregaram o convite para a Primeira Reunião do Noroeste Paulista do programa, que será realizada no dia 31 de março em Tabapuã. O encontro contou com a presença do deputado Carlão Pignatari, do assessor Mário César Cobianchi, que representou o deputado Rogério Nogueira, da assessora Virgília Prado, que representou o deputado Delegado Olim, além de Natália Ramão, Coordenadora de Relações Institucionais e Parlamentares da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e Edson Fernandes, secretário-executivo da pasta.
O Programa Estadual de Incentivo ao Cultivo de Coffea Canephora tem como objetivo revitalizar a cafeicultura nas regiões centro-oeste, oeste e noroeste do estado. Para isso, busca: Validar e difundir novas tecnologias de cultivo; Estimular a produção de mudas de alta qualidade; Criar vitrines tecnológicas e áreas-piloto; Capacitar técnicos e produtores rurais e promover parcerias público privadas.
O café canephora, também conhecido como robusta e conilon, é uma espécie originária da África Ocidental e amplamente cultivada no Brasil e em outros países. Com maior resistência a pragas e doenças, sua produção pode ser uma alternativa promissora para o fortalecimento da cafeicultura paulista.