Prefeiura Municipal de Tabapuã
  • 1
  • 2

A Prefeitura Municipal por meio da Diretoria de Saneamento - DISA, comemora o Dia Mundial da Água, que acontece hoje, dia 22 de março, e anuncia algumas informações importantes sobre esse dia tão especial para toda a população, pois são necessárias algumas mudanças nos hábitos do dia a dia para que este recurso possa existir para as futuras gerações. 

A data:

No dia 22/03 é comemorado o Dia Mundial da Água, que surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e passou a ser comemorado desde então. Tem como objetivo principal colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural.

A escolha de um dia dedicado a esse recurso renovável do planeta, enfatiza sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas, e a sua falta é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida e estamos tão habituados à presença dela que só realmente dar-se o devido valor de sua importância quando ocorre a escassez.

Sua importância:

A água está presente em todos os aspectos da vida no planeta, desse modo, cuidar das fontes hídricas é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias. Entretanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para o desenvolvimento das espécies no planeta Terra. 

Cuidados que devemos ter:

Na Cozinha:

Antes de lavar os pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças;
Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada;
Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia; 

No Jardim, Calçada e Quintal:

Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira;
Não use mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura;
Prefira o uso do regador ao da mangueira para regar as plantas;
Evite usar copos descartáveis, mesmo os recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demandam o consumo de muitos litros de água. Prefira ter sempre em mãos uma caneca (daquelas de plástico mesmo) ou uma garrafinha de água. 

No Banheiro:

Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
Não tome banhos demorados. Cinco minutos costumam ser suficiente para termos uma boa higienização;
Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar, de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue;
Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro;
Conserte os vazamentos o quanto antes;
Evite brincadeiras com a água. Troque-as por outras. Elas podem ser tão divertidas quanto às com água. 

Na Torneira:

Nunca deixe a torneira pingando, sempre que necessário troque a “carrapeta”. A perda por vazamento em torneira é muito grande.