Prefeiura Municipal de Tabapuã
  • Vacinação
    contra gripe
    Vacinação

    A vacinação contra a gripe foi ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A campanha acontece na UBS de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h.
    +Detalhes
  • Maio
    Amarelo
    Maio Amarelo

    O Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo incentivar a realização de ações e campanhas coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, com foco na segurança viária e na prevenção de acidentes...
    +Detalhes
  • Projeto
    Girassol
    Projeto Girassol

    No último dia 16 de abril, o Teatro Gigi, em Tabapuã, foi o palco de um momento emocionante e promissor para a comunidade. Ali, reuniram-se corações comprometidos...
    +Detalhes
  • 1
  • 2
  • 3

Secretaria Municipal de Saúde apresentou o Ambulatório Multiprofissional Especializado em Saúde Mental - AMENT

Hoje, 21/09, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou o Ambulatório Multiprofissional Especializado em Saúde Mental (AMENT), que vai prestar atendimento as pessoas com transtornos mentais prevalentes e de gravidade moderada, como transtornos de humor, de ansiedade, dependência química e álcool.

O AMENT visa atender situações mais avançadas e, para isso, dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo e assistente social, com objetivo de ampliar o acesso à assistência em saúde mental para pacientes com idade igual ou superior a 12 anos.

Na contramão do resto do mundo, em Tabapuã, o intuito tem sido investir no trato da saúde mental, o que vai ao oposto do cenário global de déficit de investimentos, tido como “decepcionante” pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

“Sabemos como a pandemia afetou negativamente a saúde mental das pessoas. Oferecer um programa de acolhimento e tratamento em um período que deixou tantas marcas é fundamental. Nossa esperança é conseguir trazer mais saúde e dignidade para a vida dessas pessoas”, afirma a assistente social Gabriela Busnardo que já realizava trabalho em saúde mental em proporção menor, ela ainda relata que: "Desistir jamais, mas acredito que os pacientes têm que entender sua doença e aceitar o tratamento para garantir um melhor resultado", que também terá apoio da assistente social Maria Nacci. O Secretário de Saúde, Fernando Franzoti, reforça que o serviço é oferecido gratuitamente em todas as etapas: desde o atendimento até o fornecimento das medicações e, em casos mais graves, a internação sempre seguindo o fluxo de atendimento.

Como fazer parte do Programa:

Para solicitar atendimento no AMENT, o usuário se necessário deve ser encaminhado por profissionais clínicos da Unidade de Saúde do Município. Os atendimentos acontecem durante a semana na UBS Ernesto Ulian. Lembrando que os serviços ofertados são totalmente voluntários, atendemos quem necessita e deseja o tratamento.