Prefeiura Municipal de Tabapuã
  • Vacinação
    contra gripe
    Vacinação

    A Secretaria Municipal de Saúde comunica que vai começar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e orienta quem faz parte do grupo prioritário a procurar a Unidade Básica de Saúde.
    +Detalhes
  • 1ª Reunião
    Canephora SP
    Canephora SP

    Ontem, 31 de março, foi realizada a 1ª Reunião do Programa Canephora SP, um importante passo para o fortalecimento da cafeicultura em nossa região. O encontro reuniu produtores, especialistas e autoridades.
    +Detalhes
  • Aviso de
    Licitação
    Licitação

    Pregão Eletrônico 11/2025 - Registro de preços para aquisição parcelada de leites especiais e suplementos alimentares, para distribuição gratuita, pela Secretaria Municipal de Saúde.
    +Detalhes
  • Aviso de
    Retificação
    Retificação

    O Município de Tabapuã torna público que houve retificação no Edital da Concorrência Presencial 01/2025 no que diz respeito a visita técnica, alterando-se a data de sua realização para 07 de abril de 2025 às 09h00.
    +Detalhes
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia. 

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão. 

O impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada as hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.

Clique aqui e saiba mais sobre os tipos de hepatite