Prefeiura Municipal de Tabapuã
  • 1
  • 2

O mês de maio é conhecido como “Maio Vermelho”, com a intenção de levantar mais conhecimento e atenção sobre a hepatite. 

A hepatite infecciosa é uma inflamação do fígado que pode ser causada por cinco principais tipos de vírus, chamados de tipos A, B, C, D e E (sendo as do tipo A, B e C as mais frequentes). 

As hepatites A e E são normalmente causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminadas. As hepatites B, C e D geralmente são transmitidas pelo contato com fluídos corporais de pessoas infectadas (transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados, da mãe para bebê no nascimento – no caso da hepatite B – e também por contato sexual). 

Os tipos B e C levam a doenças crônicas centenas de milhões de pessoas e, juntos, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer. 

As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas. Quando aparecem são: icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos), urina escura, fadiga extrema, náusea, vômito e dor abdominal. 

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é importante realizar os exames, através de testes rápidos, que fornecem o resultado na hora, ou exames laboratoriais. No Brasil, os testes rápidos para os tipos B e C estão disponíveis nos serviços públicos de saúde para todas as pessoas. Se ela tiver mais de 40 anos, é importante fazer o teste de hepatite C, pois a pessoa pode ter sido exposta ao vírus durante a juventude.